"Quando alguém sonha sozinho, é somente um sonho. Quando muitos sonham juntos, então é o começo de uma nova realidade.”

Dom Hélder Câmara † Arcebispo do Norte do Brasil

A FUNDACAO PAVEL

De acordo com o nosso lema “Não me dês peixe, ensina-me antes a pescar”, nós apoiamos pessoas no Maranhão, o estado mais pobre do Brasil.

Nós queremos propiciar às crianças, adolescentes e suas famílias uma perspectiva de um futuro independente.

Ajude-nos!

Como tudo começou

Tudo começou em 1992, com o estabelecimento de cursos de costura para mulheres jovens na pequena cidade de Barão de Grajaú, a cidade natal de Iva Carvalho Engels. Quando ela conheceu o Consul Honorário do Brasil Klaus Pavel e sua esposa Gudrun, eles desenvolveram juntos a ideia da qual surgiu o projeto “uma máquina de costura em casa”. A Fundação passou a disponibilizar as máquinas por empréstimo e assim as mulheres conseguiam se sustentar por conta própria. Ainda hoje jovens recebem esta chance única para desenvolverem certa autonomia.

No local o projeto é dirigido fiel e escrupulosamente pela família de Iva Carvalho Engels. Com o passar do tempo desenvolveram-se 30 atividades com cerca de 30 funcionários e voluntários que acompanham dia a dia mais de 1.000 crianças e adolescentes.

A ideia da Fundação é tirar as crianças e adolescentes das ruas o mais cedo possível e dar-lhes uma rotina diária disciplinada. Base disso são numerosas atividades de diferentes tipos, que paralelamente auxiliam também as famílias.

• creche e jardim de infância
  • alfabetização na pré-escola
  • aula de reforço e acompanhamento pedagógico-terapêutico para crianças em idade escolar
  • biblioteca e canto de leitura
  • cursos de costura, computador e eletricidade
  • abrigo para jovens do interior
  • ajuda à subsistência
  • plantação de legumes
  • lavanderia e fonte de água potável públicas
  • atendimento médico e odontológico
  • acompanhamento para gestantes
  • cursos de esporte, dança, música, pintura e teatro
  • colônia de férias
  • clube de futebol
  • cultivo de antigas tradições no novo centro social
  • auxílio a pessoas necessitadas
  • ajuda imediata em casos de emergência

Os 30 projetos da Fundação serão explicados individualmente nas próximas páginas.