Nossos projetos para famílias e adultos:

Costurar e bordar

Desde 23 anos mulheres de todas as idades recebem na nossa costuraria aulas de costura e bordado à máquina e à mão. Especialmente mulheres jovens tem aula de trabalhos manuais diariamente. A costuraria é colocada à disposição das mulheres que também desejam fazer trabalhos particulares. Desta forma elas podem ganhar o seu próprio sustento.

Em nossa oficina de bonecas são produzidos brinquedos para as crianças da creche e do jardim de infância.

“Uma máquina de costura em casa”

Graças à firma brasileira Marbor de São Paulo e contribuidores privados nós pudemos adquirir 24 máquinas de costura nos últimos anos. Estas máquinas estão distribuídas entre antigas alunas do curso de costura. Por essa forma de disponibilidade, é possibilitada às mulheres uma chance de subsistência garantida.

Projeto “Cabrinha”

No interior vivem os mais pobres dos pobres. Desde 2003 existe lá o nosso projeto “Cabrinha” com grande sucesso. A ideia: uma família recebe um bode, quatro cabras e o material para um estábulo como capital inicial. Após aproximadamente 3 anos uma família de cabras deve ser devolvida à Fundação Pavel, para que esta seja repassada à uma próxima família. Pela venda de cabras a família pode arrecadar dinheiro e construir sua própria existência. Cerca de 120 famílias já foram contempladas desta forma.

Os custos para uma família de cabras com estábulo atingem 220€ (cerca de 880 Reais), por cabra 40€ (cerca de 80 Reais).

Oficina mecânica

Nossa oficina mecânica não deverá servir somente à formação de jovens, mas também à formação contínua de adultos.

Para mais informações sobre a nossa oficina mecânica clique aqui.

Plantação de legumes

No nosso terreno ao lado da creche ainda achamos lugar para o cultivo de legumes. No momento cerca de 20 famílias se beneficiam com este projeto. Elas cultivam saladas, ervas e diversos tipos de legumes para consumo próprio.

“Casa da Mãe”

Desde 2004 temos no nosso terreno a “casa das mães”, doada pela comunidade. Nestas instalações as mulheres recebem apoio antes e depois do parto e podem se recuperar durante alguns dias antes de voltarem pra casa com suas crianças.

Lavanderia & instalações de água potável

Até 100 mulheres por dia vêm à nossa lavanderia para lavarem suas roupas e também dar banho em suas crianças. A Fundação disponibiliza adicionalmente 2 instalações de água potável. O abastecimento público de água é cortado frequentemente por causa de falta de luz. Em casos de emergência esta instalação é fundamental para a continuidade de funcionamento não só da Fundação, mas também de toda a localidade.